A ONÇA QUE QUERIA SER CRIANÇA

Texto de Nadia Burda 

Sinopse - A onça Julinha de Oliveira vive nas matas às margens de um rio e de tanto observar o que vem acontecendo coma natureza ela na sua ingenuidade vê pelo lado negativo, onde pessoas maltratam, jogando lixo na rua, nos rios, não recicla e por aí vai, e o sonho dela é ser gente, ser criança, mas será que crianças agem assim?

Mas para salvá-la desse engano, dessa mania que ela acha que o errado às vezes de tanto que é praticado acaba parecendo certo, o simpático sapo Bobó Pereira que mora justamente na margem do rio que adora lavar o Pé e não tem chulé, acaba se apaixonando pela maravilhosa onça Julinha de Oliveira, mas essa mania dela querer ser o que não é e fazer tudo errado, o deixa preocupado e no decorrer da história ele vai convencê-la a mudar, com ajuda de um velho muito sábio que sabe sovinar. Ele acaba conquistando sua amada mesmo com as diferenças entre eles.

 Cenário -  Um painel de fundo, um rio onde de um lado mora o sapo com sua organização preocupação como meio ambiente e do outro lado a Onça na sua ilusão de ser criança e em meio a muito lixo que com a ajuda do Músico que narra à história e o velhinho simpático e sábio ele juntamente com as crianças acaba convencendo a onça a mudar e todos vivem contentes salvando o meio ambiente.

Objetivo -  Deixar claro para as futuras gerações que são eles que herdarão esse planeta e preservando o meio ambiente é uma obrigação de todos respeitando a fauna e a flora para vivermos em harmonia. A importância da reciclagem do lixo economizar os recursos naturais como: Água luz e matérias primas. O espetáculo fala também de respeito às diferenças, onde cada um tem a sua maneira o seu jeitinho e todos nós somos importantes cada um ao seu modo e essa harmonia com o meio ambiente para termos uma melhor qualidade de vida.

Proposta - Fazer do lúdico um alerta para as questões ambientais, usando uma linguagem acessível a todas as crianças de acordo com a faixa etária a ser apresentada, essa peça é voltada e adaptada para crianças de até 12 anos. Quanto aos locais das apresentações podem ser em pátios salas e teatros, para iluminação usaremos dois refletores. Trilha sonora ao vivo.

Elenco - Fernando Silveira,Marta Castelo, Cida Torlai

Músico -  Rafael Lemos 

Duração -  50 minutos