Fernando em Pessoas


Em 2002, o ator Fernando Silveira criou a Cia. Literarte, com a proposta de aproximar o público de teatro das obras literárias consagradas. A jornada foi iniciada com a peça Fernando em Pessoas. No monólogo, Silveira dá vida às múltiplas personalidades de Pessoa. Um conjunto com os mais relevantes poemas do autor e de seus heterônimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, leva ao público um rico panorama deste que é um dos maiores nomes da literatura mundial. 

Sinopse FERNANDO EM PESSOAS é um Espetáculo inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa. A peça traça um panorama da vida social, política, literária e pessoal de Fernando Pessoa e seus heterônimos: Alberto Caeiro Ricardo Reis e Álvaro de Campos. O monólogo tem texto e interpretação de Fernando Silveira e direção de Wagner Pellegrini. O pano de fundo do espetáculo Fernando em Pessoas é a múltipla personalidade desse grande nome da literatura universal. Classificação - 14 anos.

Ator - Fernando Silveira ,Técnico de luz Sergio Karvalho , Operador de som e contrarregra - Luiz Antônio, Operador de Luz - Beto Mormino.

 "Sentir tudo de todas as maneiras,Viver tudo de todos os lados,Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos num só momento difuso, profuso, completo e longínquo" (Álvaro de Campos - heterônimo de Fernando Pessoa

O ator Fernando Silveira, intérprete e autor do texto, conta que a peça narra a vida e os pensamentos do poeta por meio de seus mais relevantes poemas e dos principais heterônimos.


"Alberto Caeiro, o poeta da natureza; Álvaro de Campos, um pouco revolucionário, anarquista. Ricardo Reis, com suas poesias muito bem construídas e à frente de um tempo, como sempre foi Fernando Pessoa", comenta Silveira.
Ouça outros podcasts do Guia da Folha Online.
A peça, um monólogo dirigido por Wagner Pellegrini, é encenada há cinco anos e já passou por diversos espaços teatrais.


Segundo Silveira, a mudança de um personagem para o outro é realizada em cena. O ator diz que a montagem também se volta para a realidade e tem uma linguagem simples, o que deixa a produção mais dinâmica e mais próxima dos espectadores.


"Entre a poesia escrita e a poesia encenada existe uma grande diferença. Mesmo o público leigo acaba gostando do espetáculo por esta facilidade de entendimento", explica o ator. Foram mais de 500 apresentações em espaços e teatros  diferentes ,para públicos diverso.

Este é o primeiro espetáculo teatral a ser apresentado no teatro do Centro Cultural, desde seu fechamento em 1979.

O Centro Cultural Português apresentará o espetáculo inaugural Fernando em Pessoas, dias 17 e 18 de março, às 20h, no Teatro Armênio Mendes, rua Amador Bueno, 188, no Centro, em Santos. A peça conta com apoio cultural da Universidade Santa Cecília e da Santa Cecília TV.

A parceria foi firmada na última terça-feira (27), na presença da reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, do presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, do produtor cultural Luiz Polaco e do diretor da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), Prof. João Barros.

Este é o primeiro espetáculo teatral a ser apresentado no local desde seu fechamento em 1979. O espaço foi revitalizado e reinaugurado em dezembro de 2017, com homenagem ao empresário Armênio Mendes (in memoriam), e comemoração dos 122 anos do Centro Português.